A B+ meteu água. Mas no bom sentido! Em 2015, a empresa municipal Águas do Porto entregou, depois de concurso público, a conceção de um programa de alteração comportamental de incentivo ao consumo de água da torneira à agência.
A implementar ao longo de 2 anos, este programa assentou num processo de mudança com quatro grandes momentos: informação, formação, alteração de atitudes e perceções e indução de novos comportamentos.
O eixo central do programa traduz-se no claim “Beba Água do Porto – É boa todos os dias”, uma expressão popular, de fácil assimilação, num tom divertido e contagiante, intimamente ligada à forma de ser e de estar dos portuenses. Beber água do Porto tem de ser um ato de orgulho, de manifestação de pertença à cidade.
O claim assina e sintetiza um conjunto de mensagens-chave.
Neste plano, os vários públicos – internos, intermediários, prescritores e finais - foram impactados com ações e suportes de comunicação específicos. As ações convergiram para um todo integrado, com um objetivo comum: alterar a atual perceção em relação à água da torneira. Trata-se de reforçar a confiança na qualidade da água da torneira e aumentar o seu consumo, começando, desde logo, pelos públicos internos – os colaboradores das Águas do Porto.

Públicos internos
Públicos intermediários
Públicos finais | escolas
Públicos finais | população em geral
Públicos finais | turistas
Do programa faz ainda parte a integração de todos os vetores relevantes no processo, como a portabilidade do produto (embalagem), a distribuição (maior divulgação e disseminação de pontos de contacto) e o valor percecionado (o que vale o produto para quem o consome), aplicando as melhores práticas de marketing social, a nível internacional.
Públicos prescritores
Back to Top